segunda-feira, 15 de junho de 2009

O curta "Invísíveis pelo silêncio" foi a grande estrela da noite

Foi como previsto, logo no primeiro dia, o curta como grande atração, o filme "São Bernardo" um tédio, mesmo sendo de Graciliano Ramos e trazendo conhecimentos literários e regionais, o filme não conseguiu prender a atenção dos presentes.


O auditório no início estava com um bom público, mas ao longo do filme muitos alunos se ausentaram. Não havia interação, as expressões estampadas nos rostos eram de ansiedade e desânimo.





O curta "Invisíveis pelo silêncio", produzido pela aluna Helem Rocha do curso de publicidade da Estácio de Sá em Belo Horizonte, chamou atenção dos alunos e professores. O tema abordado foi o acesso dos surdos/mudos à mídia televisiva.





Helen conseguiu expor a dificuldade dessas pessoas para conseguir se informar pela TV, já que na grande maioria das vezes, os programas e matérias exibidos não vem com legendas ou com um intérprete.

A riqueza de informações, os entrevistados que expressavam a revolta pelo descaso da mídia televisiva com os surdos/mudos, as fontes que mostravam que já tem um projeto de início para atender a esse público, a boa formatação das imagens, falas e principalmente a captação dos sentimentos dos personagens do curta... Tudo foi maravilhoso! Conseguiu trazer uma noção bem próxima do que é a realidade desse público que quando liga a TV não consegue absorver as informações ou mesmo acompanhar uma novela ou filme. Saiba mais sobre esse público.


O professor e coordenador do curso de jornalismo Marcelo de Freitas, abriu a mostra. Ele expressou a importânica das palestras e fez uma breve introdução do curta, do filme e do palestrente Marcelo Miranda (crítico de cinema)





O curta foi a estrela da noite, depois veio o filme "São Bernado" e em seguida o comentário do Marcelo Miranda. Como citado na matéria anterior " O que é bom pode melhorar", creio que já alcançamos uma melhora nesta 4ª mostra de cinema com a exibição dos curtas, mas podemos melhorar na próximas mostras de cinema, trazendo temas dinâmicos, debatendo sobre o futuro da indústria cinematográfica, sobre seu mercado de trabalho, sobre a tecnologia utilizada... Enfim trazer inovações com análises mais profundas e principalmente com mais interações entre palestrantes, alunos, especialistas e professores.



Precisamos também sugerir personagens e temas para que em conjunto possamos melhorar cada vez mais esta idéia que já é boa.

Em destaque fica o curta "Invisíveis pelo silêncio" que abriu a 4ª mostra e conseguiu trazer um tema de relevância de forma inovadora, com análises críticas em relação as veiculações televisivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário