Foi como previsto, logo no primeiro dia, o curta como grande atração, o filme "São Bernardo" um tédio, mesmo sendo de Graciliano Ramos e trazendo conhecimentos literários e regionais, o filme não conseguiu prender a atenção dos presentes.
O auditório no início estava com um bom público, mas ao longo do filme muitos alunos se ausentaram. Não havia interação, as expressões estampadas nos rostos eram de ansiedade e desânimo.
O curta "Invisíveis pelo silêncio", produzido pela aluna Helem Rocha do curso de publicidade da Estácio de Sá em Belo Horizonte, chamou atenção dos alunos e professores. O tema abordado foi o acesso dos surdos/mudos à mídia televisiva.
Helen conseguiu expor a dificuldade dessas pessoas para conseguir se informar pela TV, já que na grande maioria das vezes, os programas e matérias exibidos não vem com legendas ou com um intérprete.
A riqueza de informações, os entrevistados que expressavam a revolta pelo descaso da mídia televisiva com os surdos/mudos, as fontes que mostravam que já tem um projeto de início para atender a esse público, a boa formatação das imagens, falas e principalmente a captação dos sentimentos dos personagens do curta... Tudo foi maravilhoso! Conseguiu trazer uma noção bem próxima do que é a realidade desse público que quando liga a TV não consegue absorver as informações ou mesmo acompanhar uma novela ou filme. Saiba mais sobre esse público.
O professor e coordenador do curso de jornalismo Marcelo de Freitas, abriu a mostra. Ele expressou a importânica das palestras e fez uma breve introdução do curta, do filme e do palestrente Marcelo Miranda (crítico de cinema)
O curta foi a estrela da noite, depois veio o filme "São Bernado" e em seguida o comentário do Marcelo Miranda. Como citado na matéria anterior " O que é bom pode melhorar", creio que já alcançamos uma melhora nesta 4ª mostra de cinema com a exibição dos curtas, mas podemos melhorar na próximas mostras de cinema, trazendo temas dinâmicos, debatendo sobre o futuro da indústria cinematográfica, sobre seu mercado de trabalho, sobre a tecnologia utilizada... Enfim trazer inovações com análises mais profundas e principalmente com mais interações entre palestrantes, alunos, especialistas e professores.
Precisamos também sugerir personagens e temas para que em conjunto possamos melhorar cada vez mais esta idéia que já é boa.
Em destaque fica o curta "Invisíveis pelo silêncio" que abriu a 4ª mostra e conseguiu trazer um tema de relevância de forma inovadora, com análises críticas em relação as veiculações televisivas.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
domingo, 7 de junho de 2009
O que já é bom pode melhorar!
Acontece nos dias 08,09 e 10 de junho na faculdade Estáciode Sá de Belo Horizonte a 4ª amostra de cinema. O que é excelente e motivador para futuros jornalistas e quem sabe futuros produtores de cinema.
Antes de começar cada palestra será exibido curtas de alunos da faculdade. Divulgar os curtas para os alunos e professores de todo o campus e ainda para os palestrantes é imperdível. Além disso, escutar críticas sobre cinema e indústria cinematográfica é muito importante para a formação da nossa crítica quanto estudantes de jornalismo.
Mas na minha opinião o que é bom pode melhorar. Nas últimas amostras as palestras foram mais um monólogo, com o sentido: palestrante - aluno. Na maior parte do tempo não existiram idéias em conflito, de forma que fosse colocado para os alunos hipóteses distintas sobre o objeto observado.
Espero que nesta amostra as palestras sejam mais dinâmicas, criativas, com análises críticas, pois isso faz com que os participantes façam suas análises através dos diversos pontos apresentados pelos paletrantes.
Se o discurso for unilateral não consiguirá promover um debate produtivo. Só escutar dá sono, a cadeira incomoda, a fome aparece, dá vontade de beber água ir ao banhiro e o pior ir embora.
As palestras precisam ser interativas, precisam fazer com que a platéia entre na mesma dimensão do palestrante. Não que seja ruim, as palestras são boas, muito boas, mas com certeza pode melhorar. Pelo memos essa é a minha análise sobre as outras amostras. Agora é a sua vez de fazer as suas.
Ao final dessa amostra iremos promover uma votação sobre as melhores palestras e sobre as melhores matérias e críticas veículadas nos blogs. participe e inclua o link da sua matéria no campo de comentários do blog abaixo.
Assinar:
Postagens (Atom)