quinta-feira, 12 de março de 2009

Passos para conquistar sonhos


Riana Martins, de 27 anos, é estudante de jornalismo da Estácio de Sá em Belo Horizonte. Ela pretende se dedicar nesses últimos meses a pesquisa sobre como a moda interfere no comportamento e na identidade das pessoas. Riana vai fazer seu trabalho de conclusão de curso, agora em 2009, e acredita que todo o conhecimento adquirido até hoje servirá para guiá-la para o passo final dessa graduação.

Tudo começou quando Riana, uma criança de 14 anos estava em sua casa e Paulo Henrique Navarra, seu primo de 6 anos, perguntou o que ela seria quando crecesse. Ela já decidida disse: "vou ser jornalista"
- Seu primo então meio sem entender disse"o que? Você vai vender jornal"
- Riana pacientemente respondeu: "não eu vou apresentar o jornal na TV"

Os anos se passaram e Riana persistiu em seu sonho: ser âncora.

Assim que saiu do segundo grau ela fez vestibular na faculdade Estácio de Sá em Belo Horizonte e passou de primeira. Pronto, ela já tinha dado o primeiro passo de muitos que já passaram e de muitos que ainda estão por vir.

Como seus pais são separados e nenhum dos dois podia ajudá-la a pagar a faculdade, Riana teve que começar a trabalhar aos 18 anos e com muito sacrifício conseguiu dar os próximos passos e continuar na faculdade, apesar de todo cansaço e estresse.

Hoje está no sétimo período e já trabalha na área. Ela é assessora presidente da associação dos Amigos do bairro Belvedere. Lá ela criou o site, todo o seu conteúdo e as matérias do jornal impresso.

Para o segundo semestre Riana pretende terminar seu projeto de conclusão de curso. O tema desse projeto é Moda, e como ela influencia no comportamento e identidade das pessoas.
Quando questionado sobre a escolha do tema, Riana disse que ela já trabalhava na área de moda e que uniu o seu cotidiano com o conhecimento que estava adquirindo na faculdade. Ela era estilista, ficava responsável por coordenar os desfiles e pela produção de algumas peças.

Riana foi além e contou que Sônia Maria, sua ex-chefe, a influeciou muito. Segundo ela, Sônia não precisou dizer nada, só pelo modo de vestir ela conseguiu influenciar Riana a mudar seu modo de vestir. Quando Riana percebeu já estava se vestindo no modelo contemporâneo utilizado e produzido por Sônia.Foi tudo isso que fez com que Riana se interasse pelo tema.



Riana enfatizou que não vai desistir, seu sonho ainda é ser âncora, e agora ela já tem até a empresa na qual quer trabalhar e em qual edição, "Vou trabalhar como âncora no Jornal Nacional da emissora Rede Globo" disse ela sorrindo, certa do que quer na vida!

Através da constante busca e aprimoramento por conhecimento teórico e pratico na área da comunicação, Riana pretende alcançar seu sonho de criança que aos poucos está tomando forma.


Leia também: Caindo de Paraquedas no curso de jornalismo. A história da trajetória acadêmica da aluna Débora Soares, que cursa o sétimo período de jornalismo na faculdade Estácio de Sá em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário